Ayurveda o que é:
Tudo o que precisa saber sobre essa
Medicina Milenar!
Conheça essa Medicina Indiana Milenar
As medicinas tradicionais do oriente estão cada vez mais presentes no ocidente. Seus tratamentos naturais, aliados à mudança para um estilo de vida mais saudável e mais integrado com a natureza, vêm promovendo inúmeros resultados positivos.
O Ayurveda figura dentro deste cenário. Mas, afinal, o que é Ayurveda?
É a medicina milenar da Índia (o sistema médico mais antigo da atualidade), e é um exemplo claro de que é possível ser saudável por meio da harmonização profunda do indivíduo com a natureza.
A história do Ayurveda
Para se ter uma compreensão sobre o que é Ayurveda e sua importância, é preciso, em primeiro lugar, conhecer a sua história.
O seu nome, em Sânscrito, carrega o significado de “ciência da vida ou conhecimento sobre a vida”, onde ayus significa vida ou longevidade, e veda significa conhecimento. Assim, o termo é usado para designar o conhecimento que promove longevidade, mas também trata dos aspectos fundamentais que estruturam a Vida humana em termos de saúde, bem-estar e felicidade.
Segundo seus preceitos, a humanidade, ao longo do tempo, se distanciou da vida natural, simples e justa, abandonando a convivência em uma comunidade equilibrada e conectada com a natureza.
O adoecimento das pessoas seria consequência disso.
Os textos de Ayurveda falam de uma grande epidemia que motivou uma elite de Sábios da época a se reuniram para pedir ao poder divino que revelasse a cura para as doenças.
Foi quando eles, em profundo estado meditativo, receberam a inspiração do que é Ayurveda (o caminho da saúde e longevidade).
Os primeiros livros, usados até hoje, foram escritos entre os períodos 8 sec. a.C e 8 sec. d.C, sendo eles: Caraka (Charak) Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hridayam.
Assim como as demais práticas milenares, o Ayurveda também passou por períodos difíceis, que quase destruíram seu conhecimento, como a invasão da Índia pelos muçulmanos entre os séculos XIII e XVII, e depois pelos britânicos, de 1858 a 1947, onde tentaram desacreditá-la alegando a sua ineficiência quando comparada às práticas médicas ocidentais.
Entretanto, em 1947, com a saída dos britânicos da Índia, ocorreu a retomada das práticas e o reconhecimento como um caminho para os cuidados com a saúde.
No Brasil, o método se popularizou a partir dos anos 1980, mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem o que é ayurveda. No entanto, ela é considerada uma das modalidades do PICS (práticas integrativas e complementares em saúde) que faz parte dos programas do SUS (Sistema Único de Saúde), complementando tratamentos convencionais.
Como funciona a
Medicina Ayurveda
Esta medicina milenar tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio funcional alinhando o corpo, a mente e o indivíduo. Esse processo é a base para saúde e longevidade, traduzindo o real significado de o que é ayurveda, e prevenindo o surgimento de doenças.
Assim como na ciência moderna, cada ser humano apresenta o seu próprio código genético, no Ayurveda, cada ser é único e conta com um código energético exclusivo e original (prakṛti).
Quando algo causa o desequilíbrio energético e o acúmulo de toxinas no corpo, o resultado é o surgimento de doenças. Para tratá-las, o Ayurveda utiliza princípios baseados nos 5 elementos naturais (terra, fogo, água, ar, espaço e éter) e na combinação entre eles, formando os doshas.
Estes elementos estão em toda parte, nos organismos vivos, na natureza e em tudo no universo. Cada ser os possui em diferentes proporções. Os doshas funcionam como o biotipo do Ayurveda, sendo utilizados na identificação e reequilíbrio do código energético.
Está buscando um caminho para o equilíbrio, saúde e bem-estar? Você está no lugar certo!
Como terapeuta Ayurveda, eu posso ajudá-lo(a) a descobrir seu dosha, ou tipo de corpo, e criar um plano personalizado de tratamento que irá nutrir sua mente, corpo e espírito. Meu objetivo é ajudá-lo(a) a alcançar o equilíbrio, reduzir o estresse, aumentar sua energia e vitalidade, e melhorar a saúde geral.